Qual o melhor fogão para cozinhar?

Fogão de piso, de embutir, cooktop, fogão a lenha… Quem procura por fogões provavelmente já se deparou com os vários tipos e modelos existentes no mercado. Continue lendo esta postagem e descubra qual o melhor fogão para cozinhar.

Antes de comprar, procure responder as seguintes perguntas:

Qual o espaço disponível para o fogão em sua cozinha? Qual o tipo de panelas que você mais usa? O preparo das refeições será para quantas pessoas? O forno será utilizado com frequência?

Com base nas respostas dadas, conheça a seguir os modelos de fogão e suas particularidades, e encontre o fogão perfeito para você.

 

  • Como escolher o melhor fogão para sua cozinha?

O fogão é a alma da cozinha, é ele que prepara as delícias que tanto adoramos e nos traz uma vida com mais saúde e economia. Afinal, comer sempre fora de casa é muito mais caro.

Mas, você sabe como escolher o melhor fogão para cozinhar? Confira os tópicos abaixo e descubra o fogão perfeito para suas necessidades.

 

→ Modelos de fogão

Primeiramente vamos conhecer os principais modelos de fogão disponíveis no mercado.

 

– Fogão de piso

O fogão de piso é o modelo mais comum encontrado, ele funciona a gás e tem um ou mais fornos embutidos. Os fogões de piso estão disponíveis em diferentes tamanhos, cores e preços.

Para a cozinha de um casal ou de uma família pequena, pode ser equipada com um fogão de piso de 4 bocas; se a residência tem muitos moradores são indicados fogões de 5 ou 6 bocas.

A maior desvantagem dos fogões de piso está na limpeza do chão abaixo do eletrodoméstico, mas modelos com pés mais altos permitem a limpeza sem a necessidade de deslocar o eletrodoméstico.

 

– Fogão de embutir

O fogão de embutir é o queridinho das cozinhas planejadas, e das cozinhas com pouco espaço. Ele se adapta perfeitamente ao projeto dos móveis e traz beleza à cozinha.

O maior inconveniente deste tipo de modelo é que, caso haja necessidade de substituição, as dimensões do novo fogão devem ser sempre iguais para ter o encaixe perfeito.

 

 

 

– Cooktop

O cooktop é a escolha perfeita para cozinhas modernas. Este modelo é também recomendado para casas que contam com cozinhas planejadas, tem tamanho compacto e pode ser instalado em bancadas. Existem cooktops a gás e por indução de calor (elétricos), esteja atento as voltagens caso opte pela compra de um cooktop elétrico.

A única desvantagem dos cooktops é a ausência de forno, que precisa ser adquirido separadamente.

 

 

– Fogão de mesa (fogão portátil)

Uma boa pedida em alternativa aos cooktops são os fogões de mesa. Estes tipos de fogão são leves, fáceis de limpar e portáteis para você levar para onde quiser, disponíveis a gás e a eletricidade.

São aconselhados para casas de estudantes e pessoas que moram sozinhas e não fazem uso frequente do forno, que também precisa ser adquirido separadamente.

 

 

– Fogão a lenha com forno

Para ambientes rústicos e aconchegantes, aposte no fogão a lenha. Este tipo de fogão é adequado para espaços grandes e são ótimos para espantar o frio durante o inverno. Além disso, pelo fato de apresentar um cozimento mais lento dos alimentos, conserva o sabor dos ingredientes utilizados nas refeições.

Se optar pelo fogão a lenha, procure instalá-lo fora da cozinha, criando um espaço gourmet externo em sua casa.

 

 

Espaço Disponível

Observe o ambiente no qual você irá inserir o fogão. Para facilitar o preparo das refeições o aconselhado é que os fogões sejam instalados próximo a pia ou na bancada das cozinhas.

 

Tamanho do fogão

O tamanho do fogão escolhido deve estar de acordo com o espaço disponível na cozinha em que ele será colocado. Também pense na quantidade de bocas que o fogão irá precisar ter.

Solteiros, casais e famílias pequenas conseguem se virar muito bem com fogões pequenos de até 4 bocas. Mas, se a família for um pouco maior, são recomendados fogões com 5 ou 6 bocas.

 

Limpeza

Limpando o fogão - Qual o melhor fogão para cozinhar? - Blog Estrela10

Não basta ser bom apenas para cozinhar, um fogão prático que se encaixe nas suas necessidades também deve ser fácil de ser mantido limpo após o uso.

Opte por fogões que não possuam materiais porosos em sua composição, não utilize o lado abrasivo da esponja para evitar riscos desnecessários e jamais utilize produtos de limpeza “milagrosos” desconhecidos.

Quando for procurar o melhor fogão para sua casa, leve em consideração o modelo, a praticidade na limpeza e a estética que ele trará para sua cozinha. E lembre-se, o melhor fogão é aquele que sempre atende as suas necessidades.

Procurando Equipamentos para sua Cozinha? Clique Aqui e aproveite nosssas Ofertas! Qual o melhor fogão para cozinhar? - Blog Estrela10

Comments

comments

Nenhum comentário

Adicione seu comentário