Qual a diferença entre Coifa e Depurador?

Quer se livrar daquele cheiro de gordura que se espalha pela casa toda ao preparar alimentos fritos ou grelhados? Entenda a diferença entre coifa e depurador, e descubra qual o equipamento ideal para sua cozinha.

Os dois equipamentos têm a mesma finalidade, mas funcionam de forma diferente. Basicamente, o depurador filtra o ar e devolve ele limpo para o local. Já a coifa funciona eliminando o ar sujo para fora do ambiente.

Como o Depurador purifica o ar?

Os depuradores de ar possuem um sistema de filtragem duplo. Na primeira etapa as moléculas de gordura são filtradas por um filtro de alumínio ou inox, que solidifica estas moléculas e as prende. Por este fator é necessário limpar e trocar o filtro periodicamente.

Na segunda etapa de filtragem são absorvidos o odor e a fumaça, que são purificados pelo carvão ativado que compõe o filtro. A troca e limpeza também são necessárias periodicamente.

O depurador de ar é indicado para cozinhas pequenas e cozinhas de apartamento, ou para pessoas que não cozinhem com muita frequência. A purificação do ar limpa cerca de 50% da gordura e do cheiro emitidos durante os cozimentos.

Para que seu depurador funcione perfeitamente, ele deve ter largura maior do que a do fogão no qual será instalado.

 

E como funciona a Coifa?

A coifa joga o ar quente gorduroso para fora do ambiente, e o substitui pelo ar frio externo, sem a necessidade do filtro de carvão ativado. Mas, ainda assim exista a primeira filtragem, em alumínio ou inox, que também precisa de limpeza e manutenção.

As coifas são indicadas para ambientes maiores e cozinhas planejadas, principalmente cozinhas no estilo ilha. Este equipamento pode eliminar da cozinha 90% dos odores, mas necessita de saída externa para funcionar.

Bem como os depuradores, as coifas também devem ter largura maior que os fogões onde serão instaladas, para garantir o máximo de cobertura possível.

 

Qual comprar, Coifa ou Depurador?

Independente da sua escolha, sempre esteja atento ao tamanho no momento da compra. Existem coifas e depuradores para fogões de 4 bocas, fogões de 6 bocas e ainda alguns modelos específicos para cooktops. Sempre lembre de adquirir coifas e depuradores com largura maior ao fogão no qual será instalado, para ter aproveitamento máximo do equipamento.

Os depuradores normalmente têm custo mais acessível e instalação mais simples, mas são menos eficazes e necessitam de mais manutenção.

Já as coifas normalmente são mais caras, mas possuem uma eficácia muito maior e necessitam de menor manutenção. Além disso, pelo fato de expelirem a gordura e o ar sujo, ajudam a manter a cozinha com cheiro mais agradável e bem mais simples de limpar.

Ao optar pela coifa ou depurador, busque sempre pensar nas necessidades da sua cozinha. O ambiente e as receitas que irá preparar no dia a dia que irão definir qual será a escolha ideal para você!

Comments

comments