Qual a panela de pressão ideal para sua cozinha?

Uma panela de pressão é um investimento que te ajuda a economizar tempo e dinheiro na cozinha. Descubra melhor nesta postagem qual a panela de pressão ideal para sua cozinha.

As panelas de pressão são rápidas e podem apresentar até 1/3 de economia de gás, e também conserva muito mais nutrientes nos alimentos, em comparação ao cozimento em outras panelas.

Além disso, as panelas de pressão são simples de usar, e estão disponíveis em vários modelos, para todos os tipos de necessidades. Algumas marcas confiáveis e de procedência, e com o melhor preço do mercado na Estrela10, são: Tramontina, Brinox, Cadence, MultilaserAgratto, MTA e Electrolux.

– Diferença entre panela de pressão comum e panela de pressão elétrica:

Antes de mais nada, as duas existem com a mesma finalidade: preparar alimentos na pressão, mas possuem algumas pequenas diferenças.

Podemos dizer que a panela de pressão elétrica é mais rápida e conveniente de se utilizar; já a panela de pressão convencional oferece precisão no cozimento dos alimentos.

 

– Panela de pressão elétrica

As panelas de pressão elétricas têm tecnologia digital presente, que possibilita muito mais liberdade para o cozimento de alimentos na pressão. Com a grande de conveniência de escolher o tipo de alimento a ser preparado ou, em alguns casos, definir o tempo desejado manualmente.

As panelas de pressão elétricas são mais aconselhadas para quem tem receio de lidar com panelas de pressão, elas possuem mecanismos que automatizam a temperatura e pressão, oferecendo maior segurança no preparo dos alimentos.

 

Panela de pressão convencional

A maior vantagem das panelas de pressão convencionais é a regulagem manual do calor. É muito mais fácil dourar os alimentos e depois cozê-los na pressão neste tipo de panela. Nas panelas elétricas há maior dificuldade para encontrar o calor ideal, para então cancelar o cozimento programado e retomar do zero.

Além disso, as panelas de pressão convencionais também têm maior rapidez para obter a pressão. E também permitem a “quebra” no cozimento à pressão, aplicando água fria no alimento assim que a tampa da panela puder ser aberta.

Também há maior versatilidade neste tipo de panela, você pode armazenar alimentos e levar esta panela a geladeira sem problema algum. E também pode utilizá-la como panela convencional, é só não vedar durante a utilização.

 

– Qual escolher?

Sua escolha dependerá das suas necessidades. É muito mais conveniente utilizar as panelas de pressão elétricas, com o apertar de alguns botões e adicionando os ingredientes você pode seguir para outras atividades.

Já as panelas de pressão convencionais permitem que você controle melhor o calor para receitas mais complexas. E podem ser encontradas em vários tamanhos.

É impossível errar com qualquer uma das escolhas, mas pense no seu cotidiano e nas suas necessidades com panela de pressão antes de decidi qual comprar.

 

– Qual o tamanho de panela de pressão ideal?

O tamanho das panelas, como quaisquer acessórios da sua cozinha, depende da quantidade de pessoas para as quais você cozinhará, e com qual frequência. Lembre-se sempre que uma panela grande pode cozinhar pouca comida, mas uma panela pequena não suportará comida para uma grande refeição.

Todas as panelas de pressão convencionais possuem em sua descrição a capacidade líquida máxima, mas devido ao seu modo de utilização, apenas dois terços da capacidade máxima pode ser utilizada para cozinhar. Jamais deixe sua panela de pressão extremamente cheia, já que o funcionamento dela exige espaço para ocorrer corretamente.

Abaixo de 5 Litros 5-7 Litros 7.5 – 10 Litros
Indicados para solteiros, casais e famílias pequenas. Uma refeição completa pode ser preparada, mas sem excessos. Tamanho normal para uma família de 3-5 pessoas. Pode fazer uma refeição grande e ainda armazenar por curtos períodos o que sobrar. Tamanho ideal para quem tem que cozinhar para 6 ou mais pessoas com frequência. Também perfeita para preparar alimentos em grande quantidade e armazenar congelado ou em conservas.

Lembre-se sempre de verificar se a panela de pressão que você deseja adquirir está de acordo com todas as normas e possui selo. E opte por modelos que lhe garantam tranquilidade e segurança para cozinhar com confiança.

Tem alguma dúvida ou algum comentário a acrescentar sobre qual panela de pressão ideal para sua cozinha? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Comments

comments

Nenhum comentário

Adicione seu comentário