Inspirações para sua festa junina

BANDEIRINHA

O inverno chegou e o dia de São João já passou. Mas as festas caipiras ainda têm um mês de tolerância, a única coisa que muda agora é o nome – deixa de ser festa junina e passa a se chamar Festa Julina. As brincadeiras, quitutes e decorações permanecem as mesmas, para manter a tradicional animação dos arraiás que acontecem Brasil a fora.

Sabendo que o povo brasileiro adora os comes, bebes, brincadeiras e decoração destas festas, a Estrela10 preparou algumas dicas para você organizar um arraiá caprichado.

– Bebes típicos

vinhão1Quentão de Vinho

Ingredientes:
4 litros de vinho tinto suave
1 litro de cachaça
¼ xícara de gengibre cortado em rodelas
2 pauzinhos de canela em rama
4 cravos
Casca de 1 ou 2 laranjas
2 kilos de açucar
Modo de preparo:
Coloque o açúcar na panela e mexa até que ele vire uma calda. Aí, coloque o vinho devagar e vá mexendo, para desmanchar bem o acúcar. Coloque a cachaça e, depois, os outros ingredientes. Deixe cozinhar por pelo menos 20 minutos. O ponto, você percebe provando. Deve pegar bem o gosto dos “temperos”. Quando terminar, tire tudo, deixando só a parte líquida.

Quentão de cachaçaquentão1

Ingredientes:
1 litro de cachaça (pinga)
4 ou 5 limões cortados em rodelas
1 mãozinha de gengibre cortada em pedaços
3 ou 4 cravos
2 ou 3 paus de canela
1 ou 2 copos de água
1 copo de açúcar ou pouco mais
Modo de preparo:
Misture tudo numa panela e deixe ferver.

chocolate-quente1Chocolate Quente

Ingredientes:
1 litro de leite integral
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de maisena
1/2 lata de leite condensado
1 pitada de noz-mosacada
Modo de preparo:
Misture o leite e o chocolate em pó de leve ao fogo alto. Quando estiver quase fervendo, junte a maisena e mexa bem para engrossar.
Junte o leite condensado e a noz-moscada, deixe esquentar bem e sirva quente.

– Comes típicos

Maçã do amormacadoamor1

Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (sopa) de vinagre
Corante vermelho (pó ou líquido)
12 maçãs (pequena/média)
Palitos de sorvete
Modo de preparo:
Lave e seque as maçãs, espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar). Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um fio de óleo.
Calda:
Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pode empelotar o açúcar). Misture/mexa apenas a panela até a fervura, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.
Mergulhe a ponta de um palito na calda e pingue na forma, em segundos tente quebra-la, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada.

pédemoleque1Pé de moleque

Ingredientes:
1/2 kg de amendoim torrado e descascado
1/2 kg de açúcar
1 lata de leite condensado
3 colheres de margarina
Modo de preparo:
Coloque na panela o amendoim, o açúcar e a margarina, leve-a ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Coloque em uma tábua untada com margarina. Deixe esfriar e corte em pedaços do tamanho desejado.

amendoimcricri1

Amendoim doce (Cri cri de amendoim)

Ingredientes:
1 pacote de amendoim com 500 g
Água
1 xícara e 1/2 de açúcar
Modo de preparo:
Uns 15 minutos antes de preparar o doce, deixe o amendoim numa vasilha com água. Retire toda a água e coloque somente o amendoim em uma panela e coloque água suficiente para cobri-los. Leve ao fogo alto e quando a água estiver quente adicione o açúcar. Mexa sempre até toda água evaporar e o amendoim soltar da panela.

espeto1Espetinho misto

Ingredientes:
½ kg alcatra
½ kg de lombo suína
1 kg de coração de frango
1 kg de filé frango
1 pacote de calabresa fininha
1 pacote de bacon em fatias
1 pimentão amarelo.
Espetinhos para churrasco
1 cebola
Modo de preparo:
Corte as carnes, frango e calabresa em cubos e tempere a seu gosto, deixe curtir bem o tempero. Antes de espetar as carnes, envolva a carne suína no bacon para fazer um medalhão e espete. Depois coloque um pedaço de cada tipo para fazer seu espetinho misto, sempre intercalando com um pedaço de cebola e pimentão para dar aquele toque especial que fica uma delícia. Depois e só assar na brasa, forno, ou assador a gás.

Você tem alguma receita que faz muito sucesso nos arraiás? Compartilhe com a gente :)

Comments

comments