Dicas: Jardim bonito o ano inteiro

Dicas: Jardim bonito o ano inteiro

Cuidar de um jardim não é tarefa fácil, disso todo mundo sabe. Não é a toa que é muito mais fácil encontrarmos pessoas lavando calçadas do que plantando e podando flores não é? Mas, se você não abre mão daquele ambiente encantador que só um belo pátio com flores pode proporcionar, seguem abaixo algumas dicas para você não errar em nenhuma estação do ano. Confira!

Outono

Outono é aquela época do ano em que tudo parece sem vida e sem cor. Mas, nem por isso o seu jardim precisa pagar o pato né?

  • Quer se livrar por um bom tempo das ervas daninhas? Dê um fim nelas no outono. Além de fortalecer as suas plantinhas, você irá se livrar das visitas indesejadas por muito mais tempo.
  • Húmus de minhoca é um bom aliado para você fortalecer as plantas. Como já é característico do outono, as folhas irão cair. Por isso, uma vitamina a mais é uma boa indicação para você não perder a beleza do seu jardim.
  • Revolver a terra. Sabe o que é isso? É literalmente mexer nela como se fosse uma massa de bolo para que a oxigenação seja melhorada. Além disso, você vai conseguir remover facilmente bulbos de ervas, turrões e outros inconvenientes do jardim.

Inverno

Por ser a estação mais úmida do ano, alguns cuidados básicos com as plantas são necessários para que elas não percam a beleza.

  • Lesmas, caramujos, fungos e doenças causadas pela umidade podem ser facilmente vencidos com produtos que você tem em casa. Sabe quais? Vinagre, fumo e até alho.
  • Não mate as plantas afogadas! Para garantir que não é necessário regar, já que a umidade do ar está alta, coloque a mão na terra e perceba se já não está molhada.
  • Adubar o solo?! Jamais! A adubação de qualquer espécie só é indicada na primavera e no verão.
  • Inverno não é hora de fazer a poda das plantas. Isso porque o crescimento é muito menor em relação às outras épocas do ano. Deixe isso para o verão!
  • Quer que a grama fique bonita, mesmo com os dias frios? Cubra ela com 1cm de terra enriquecida com substrato. Isso fará com que ela fique mais verdinha.

Primavera

Passado o outono que é, literalmente, a fase da sujeira no quintal, chega a época mais colorida e florida do ano. Mesmo assim, os cuidados não devem ser esquecidos.

  • Uma folha aqui, outra acolá, é normal. Mas, uma pilha de folhas secas na sua grama é um problema. Então, para que ela fique arejada e bonita, faça aquela limpeza digna de um jardim.
  • Agora também chegou a hora ideal das podas. Retire galhos mortos, galhos de cruzamento que impedem o crescimento normal dos principais e caules que crescem para cima. Assim, você irá garantir o sustento daqueles galhos que merecem crescer fortes e bonitos.
  • A irrigação começa a ser mais frequente agora. Dê uma verificada para ver se o solo está úmido para você não deixar encharcado.
  • Se você tem plantas em vasos, verifique como está o crescimento delas. Se necessário, troque por um maior e aproveite para fazer uma boa adubação.

Verão

Luz, calor e umidade. Essas são as três palavras-chave no que se refere aos cuidados com as plantas no verão. Se você conseguir manter adequadamente esses três cuidados, seu jardim será um referencial.

  • Adubação nessa época do ano é fundamental. Invista em húmus, nitrogênio, fósforo e potássio. Isso vai garantir que a planta esteja bem para os dias de sol intenso e semanas sem chuvas.
  • A quantidade de vezes que você deverá regar a planta é indicada conforme está à quantidade de chuvas e também a espécie das plantas. No caso de roseiras e outras flores mais sensíveis, regue duas vezes por dia.
  • Pulgões e cochonilhas são as pragas mais comuns no verão. Para evitar esse mal, mantenha suas flores e folhagens em áreas mais arejadas e que recebam o sol matinal.

Para facilitar na preservação do jardim da sua casa, a Estrela10 tem todas as ferramentas necessárias, desde tesouras e mangueiras, até sopradores e aparadores de grama. Aproveite e renove o quintal da sua casa com segurança e tranquilidade.

Comments

comments