Como melhor lavar panelas de aço inox e antiaderentes

capa-limpeza

Cuidar dos utensílios domésticos é fator fundamental para a vida útil de cada um deles. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas simples e preciosas de como você pode lavar panelas desenvolvidas em aço inox ou antiaderentes.

Confira abaixo como ter suas panelas de Teflon antiaderentes e peças de Aço Inox servindo melhor e por muito mais tempo.

Como lavar panelas de Teflon sem riscar?

A facilidade de poder fazer as mais diversas frituras e molhos, sem correr o risco de o alimento ficar grudado no fundo, é o que mais atrai na escolha de jogos de panelas antiaderentes. Siga as recomendações abaixo e as tenha bonitas e funcionais por muito mais tempo:

Antes do primeiro uso

  1. Assim que você tirar da caixa e desembrulhar, lave cada uma das peças utilizando apenas detergente neutro e água morna.
  2. Na sequência, passe um pouco de óleo – comum mesmo – como se a estivesse untando. Assim que a parte interna estiver engordurada, leve-a a fogo baixo e a deixe esquentar por aproximadamente dois minutos.
  3. Depois desligue o fogo, deixe-a esfriar, lave como da primeira vez e seque. Este cuidado fará com que o teflon seja mais durável e resistente à riscos.
adf

Imagem ilustrativa: Lavar panelas com cuidado e alguns macetes fazem o dinheiro investido na compra valer mais

Cuidados na lavagem do dia-a-dia

Quando o alimento é fácil de remover, como molhos, massas e cozidos, ninguém enfrenta grandes dificuldades para lavar panelas antiaderentes. Contudo, os problemas começam quando a sujeira gruda, como no caso de frituras.

Em uma situação dessas , nem pense em esfregar com a palha de aço. Certamente você vai riscar a panela. Para isso, use uma solução caseira muito simples:

  1. Bicarbonato de Sódio com água. Deixe a panela de molho por uns 20min. Vai dar para perceber que a sujeira terá “derretido”, deixando a peça muito mais fácil de lavar.
  2. Nos casos de excesso de gordura no fundo da panela, use água quente misturada com vinagre. Além de acabar com o cheiro, essa mistura dissolve a gordura facilmente.

Peças em Aço Inox: Como cuidar?

lavar-panelas-02

Imagem ilustrativa: cuidar da panela eleva seu tempo útil e mantém sua beleza

O Aço Inox é o queridinho das donas de casa. Além de ter uma aparência linda e delicada, é um material extremamente durável e eficiente.

Mas acredite, os cuidados que você deve ter são fundamentais para a manutenção da beleza e durabilidade. O Núcleo Inox – Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável – elaborou algumas dicas para ajudar a você tomar conta das suas louças direitinho. Confira.

  • Sempre use água, sabão e detergente neutro para fazer a lavagem. Produtos corrosivos, além de serem um perigo de usar na cozinha, tiram o brilho da peça de inox.
  • Assim como nas panelas que são revestidas com Teflon, a mistura ideal para retirar sujeiras mais pesadas é água com bicarbonato de sódio. Em situações mais delicadas, substitua a água por álcool caseiro.
  • Para evitar aquelas manchas rotineiras, sempre que terminar de lavar as panelas e demais utensílios, seque imediatamente. Essa dica também serve para pias e fogões que são feitos de aço inox.
  • Depois de limpa e seca, você vai dar aquela admirada na sua travessa de inox e percebe algumas manchas de dedos. Frustrante, não é? A solução é simples: use uma toalha de papel umedecida em álcool que elas sairão facilmente.

As dicas foram úteis para você? Conhece outras?

Compartilhe conosco!

Comments

comments