Como fazer um verdadeiro Churrasco

Como fazer churrasco

Quantidade de carne

Não existe exatamente uma regra para isto, você conhece pessoas que comem 200g, mas provavelmente conhece também outros que chegam a comer 1kg de carne. De qualquer forma, é possível estipular uma média. O ideal é usar a medida de 500g por pessoa, se a carne vem sem osso. Com osso, exemplo de uma costela, é possível facilmente contar 700g por pessoa.

quantidade de carne para churrasco

Antes de definir a quantidade, defina que tipo de carne vai fazer no seu churrasco

Fogo

Utilizando como base um evento para 10 pessoas, coloque em torno de 2kg de carvão para iniciar o fogo na churrasqueira.

Circule o carvão em torno de um copo com óleo ou álcool e deixe os pedaços maiores mais próximos. Se preferir, inicie o fogo com o próprio papel do carvão, amassando-o até ficar em formato de uma bola, então coloque no meio do carvão. É aconselhável utilizar 100ml de álcool, mas na hora de comprar fique atendo a quantidade de GL que cada um tem. Lembre-se de escolher o álcool com 90º GL (ou mais), pois aquele de 46º não vai dar conta do recado.

Quando a brasa estiver bem vermelha, espalhe pela metade da área da churrasqueira. Certamente você vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carnes. Só depois deste ponto coloque a carne no fogo.

Uma grande dica é utilizar as cinzas do fogo anterior por cima das brasas, assim evita-se fumaça ou labaredas quando pingar gordura da carne.

Como fazer fogo para churrasco

O fogo é tão importante quanto a carne para um bom churrasco

Temperar

O tempero mais utilizado é o sal grosso para carnes bovinas e temperos como limão, pimenta do reino, alecrim, para carnes como frango, suíno e carnes brancas.

Para temperar uma carne vermelha, espalhe levemente o sal sobre o prato. Deite a carne em cima da área com sal e despeje mais uma camada de sal por cima. Deixe o prato com o pedaço de carne ao lado da churrasqueira por uns 5 minutos. A carne terá o sal penetrado e ficar com aquele clássico aroma de churrasco. Após os 5 minutos, retire o excesso de sal e coloque no fogo.

Dica: Nunca utilize sal grosso úmido, ele faz com que a carne o absorva muito, fazendo com que perda seu sabor.

Para carne suína:
Uma dica de temperos para carnes suínas é utilizar mostarda, sal, mel, suco de laranja, cravo da índia e ervas frescas variadas.

Para carne de cordeiro:
Recomenda-se utilizar alho, sal, azeite, alecrim e vinho branco.

Para carne de frango:
Combina com praticamente todas as ervas, os mais utilizados são suco de laranja, sal, pimenta do reino e bastante páprica picante.

Como temperar carne para churrasco

O sabor é decorrência de uma carne bem temperada

Melhores tipos carnes para churrasco

Tudo começa na hora de comprar a carne. Quando você estiver no balcão do açougue, não tenha pressa, veja todas as opções disponíveis e escolha com cuidado.

Na hora da compra tenha em mente que as carnes com gordura vão ser as melhores do que as magras. A dica é escolher por carnes que tenham camadas uniformes de gordura e tenham a cor bem vermelha. Analise também o cheiro e verifique se a refrigeração do ambiente é adequada.

Veja abaixo uma quais os melhores cortes para churrasco:

Melhores tipos de carnes para churrasco

Melhores cortes para churrasco

Além das dicas, do fogo, da escolha da carne, você também vai precisar dos utensílios mais adequados para garantir – não apenas o sabor da experiência – mas principalmente o conforto ao fazer um bom churrsco. Para isso, confira aqui toda nossa linha para churrasco. Todos os produtos podem ser divididos em até 12x sem juros ou à vista no Boleto ou Transferência Bancária economize 10%.

Comments

comments