Cercas Vivas: Dê mais vida ao quintal da sua casa

capa-cercas-vivas

Cercas vivas para embelezar seu quintal

Alguns cuidados devem ser tomados, tanto ao plantar, quanto ao fazer a manutenção. Inicialmente, você deve decidir que planta vai usar. As mais comuns são:

  • Alecrim
  • Amamélis
  • Babosa
  • Escova-de-macaco
  • Pingo de Ouro
  • Quaresmeira

Todas elas se adaptam facilmente a qualquer tipo de solo e vai deixar a área externa da sua casa bem arejada.

Exemplo de cerca viva

Ao escolher o local, evite aqueles com muita sombra para evitar que a umidade apodreça as raízes. Observe também se as plantas não irão ficar muito próximas a calçadas ou encanamentos. Algumas delas podem ter as raízes grossas, as quais danificariam a estrutura da sua casa. Plantas frutíferas também não são indicadas por atraírem insetos e promoverem muita sujeira.

Para que seu jardim fique sempre bonito, é fundamental fazer adubação 30 dias antes de plantar a cerca viva. Na sequência, por pelo menos uma vez a cada dois meses, é importante fazer a poda.

Dicas para você podar as cercas vivas

Se você trabalha com jardinagem ou gosta de cuidar pessoalmente, utilize os Podadores de Cercas Vivas. Eles são fáceis de usar, garantem sua segurança e podem ser usados em qualquer planta. Os modelos mais modernos funcionam à combustão garantindo mais liberdade para trabalhar.

Os podadores elétricos são fáceis e práticos para manter as cercas vivas aparadas

Os podadores elétricos são fáceis e práticos para manter as cercas vivas aparadas. Foto: Divulgação Tramontina

Cercas vivas de tamanho médio

Para aparar cercas vivas de altura média, as que geralmente alcançam a altura do seu peito, você encontra duas opções.

Cerca Viva meida

O primeiro passo é cortar as laterais da cerca viva, fazendo movimento de “arco” como na imagem da esquerda. Para cortar o topo, incline o podador cerca de 10º e faça movimentos horizontais. Ilustração: Divulgação Stihl

Podadoras com motor à gasolina oferecem liberdade total de movimento durante o trabalho, pois são sem qualquer cabo, são muito poderosas e de alta qualidade. O resultado é excelente. No entanto, podadores elétricos de cercas vivas são ótimos para jardins de tamanhos médios ou pequenos. Mas principalmente pelo fato de criarem menos ruído, são adequados para áreas mais populosas. Em outras palavras, não incomoda o vizinho.

Cercas vivas altas

Se sua missão é aparar uma cerca viva alta ou deseja deixa-las mais largas, um aparador de longo alcance é a pedida. Você economiza tempo e não necessita de uma escada ou qualquer apoio extra para alcançar as pontas. Isso sem esquecer que você está mais seguro com os pés firmes no chão.

Cerca viva alta

A barra angulada permite cortar o topo, mesmo quando as cercas vivas são maiores que você. Após o topo, apare a lateral fazendo movimentos em forma de “arco”, conforme imagem da direita. Ilustração: Divulgação Stihl

A maioria dos podadores longos tem cabeça giratória, assim é mais fácil e prático definir o ângulo para corte e evitar estragos indesejados em flores, por exemplo.

Manutenção das Cercas Vivas

Cercas vivas novas devem ser podadas desde cedo para já estabelecer uma forma e evitar o crescimento irregular. A frequência com a qual você deverá retornar ao trabalho depende muito do tipo de cerca viva.

Comece moldando a parte de cima. Ela deve ser mais reduzida enquanto a base mais larga. Assim a cerca viva como um todo receberá luz solar e poderá permanecer saudável.

Quando mais experiente, a pessoa consegue podar a cerca viva “no olho”, mas se você não quer passar por apuros ou evitar deslizes, estique algumas cordas entre as extremidades para delimitar o espaço de poda.

Quanto à frequência, vai depender muito da espécie, mas como regra geral, as cercas vivas padrões (quadradas em ligustro), devem ser aparadas de duas a três vezes ao ano durante a estação de crescimento (Primavera).

oi

Fique atento em não podar demais as cercas vivas no início da primavera. Assim você evita que pombos e outras aves escolham sua cerca viva para criar ninho. Foto: Divulgação Tramontina

cerca

Cuide de sua cerca viva. Cuide de seu podador. Foto: Divulgação Stihl

Dicas para manutenção de seu podador

Mantenha seu podador afiado

Parece óbvio, mas mantenha as lâminas do seu podador afiadas. Se as pontas dos galhos cortados aparecerem irregulares ou de cor clara, ou ainda se as lâminas do podador se prendem ao podar, provavelmente as lâminas estão sem corte e rasgam em vez de cortar as cercas vivas. Entre em contato com o fornecedor de seu podador para receber as instruções adequadas.

Mantenha seu podador limpo

Se as lâminas não estiverem limpas, não serão eficientes. Durante os cortes, a seiva da planta se acumula nas lâminas, colando e as endurecendo. Utilize um limpador como solvente de resina para manter as lâminas no melhor de suas condições.

Matenha a segurança

Sempre utilize roupas de proteção adequadas e leia o manual de instruções de seu podador para utiliza-lo da forma mais certa.

As dicas foram úteis para você? Compartilhe sua experiência conosco!

Fonte: Practical Knowledge Stihl

Comments

comments