10 Cuidados indispensáveis na cozinha

Dicas para ter mais segurança na sua cozinha

Que cozinha não é um lugar seguro para pessoas desatentas, todos nós sabemos. É por isso, que idosos e crianças devem ser protegidos desse ambiente que pode ser sinônimo de prazer e dor ao mesmo tempo então preparamos 10 cuidados indispensáveis na cozinha.

Você sabia que, em muitas casas, a cozinha oferece muito mais riscos do que as outras áreas da casa? Isso por causa da facilidade que as bactérias têm para se proliferar em objetos que são usados nela.

Cozinha Esponja

Cuidados com as bactérias na cozinha

 

Para facilitar a sua rotina culinária, o Blog Estrela10 separou algumas dicas importantes para você prestar atenção e evitar doenças e acidentes na sua cozinha. Confira!

  1. Se você tem o hábito de guardar comida que restou do almoço ou jantar, ok, mas faça isso adequadamente. Eles devem ser acondicionados em potes com tampa e serem consumidos em, no máximo, três dias.
  2. Fique de olho no aspecto das carnes congeladas. Carnes de boi, porco e aves não podem ficar mais do que 30 dias guardadas. Já os peixes, que se contaminam com mais facilidade, não podem passar mais do que 15 dias.
  3. Se você é uma daquelas pessoas que se acostumou a trocar de esponjas quando elas estão bem estragadas, perca esse hábito. O ideal é que elas sejam trocadas semanalmente. Além disso, para evitar contaminação, enxágue-a sempre muito bem, e, diariamente, mergulhe-a em água sanitária para que os germes sejam eliminados.
  4. Na hora de organizar seus móveis e utensílios, mantenha o lixeiro longe da pia. Para evitar que ele atraia moscas, baratas e outros insetos, opte pelos modelos com tampa.
  5. Se você já baniu os utensílios de madeira da sua cozinha e os substituiu por peças de plástico, fique atento mesmo assim. Quando elas ganharem um aspecto amarelado, está na hora de trocar.
  6. Panelas brilhando? Sim! Mas apenas por fora. Não queira deixar o interior das panelas que você usa brilhando como a parte de fora, usando esponjas de aço. Isso fará com que os resíduos de metal que ficam no fundo se misturem à comida.
  7. Se na hora de cozinhar você costuma usar luvas, ótimo. Mas, lembre-se de que elas não são autolimpantes. Não adianta sair pegando em tudo com elas e depois, sem higienizá-la, mexer com a comida. O risco de contaminação é igual.
  8. Acidentes com óleo quente são muito comuns por causa da falta de cuidados dos cozinheiros. Se, por um descuido, você deixou o óleo aquecendo na panela e ele queimou, a cozinha já está infectada de fumaça, simplesmente desligue a chama. A reação natural de combater o “fogo” jogando água é extremamente perigoso, já que água em contato com óleo quente irá provocar uma explosão de gordura que pode ocasionar queimaduras graves.
  9. Por último, mas não mesmo importante, é sempre bom lembrar de que lugar de criança não é na cozinha, a menos que esteja sendo supervisionada por um adulto. Tudo o que têm no cômodo é um risco em potencial para os pequenos, desde os talheres, até os móveis. Por isso, toda atenção é necessária. Fique atento!

Para saber um pouco mais sobre os cuidados na cozinha, assista ao vídeo abaixo que mostra o Dr. Bactéria informando sobre os perigos mais comuns das cozinhas.

A Estrela10 têm opções para você montar a sua cozinha no estilo que você quiser. Confira o departamento de Utilidades Domésticas.

Agora que você já sabe os cuidados necessários na cozinha, aproveite e confira as 4 melhores receitas de bolo de liquidificador.

Comments

comments