Dia da Pizza: dicas para uma pizza caseira perfeita

pizzapie

Pizza é, praticamente, a melhor comida do mundo. Ela é tão venerada e deliciosa que até tem seu dia no Brasil, dia 10 de julho é o Dia da Pizza. E mesmo sendo considerada uma comida simples, alguma das coisas que nós amamos nesta comida – borda crocante, massa firme e o recheio – são complicadas de acertar em uma cozinha caseira.

É por isso que a Estrela10 reuniu algumas dicas dadas pelas cozinheiras americanas Dawn Perry e Claire Saffitz, que sabem tudo de pizza ofereceram algumas dicas para que você faça uma pizza perfeita na cozinha de sua casa.

– Acerte no sal

“Sem a pitada correta de sal, a farinha fica sem gosto” Perry explica. E levando em conta que a massa da pizza é a base de farinha, é necessário que você a salgue corretamente.

A maioria dos cozinheiros amadores comete erros ao temperar a massa, deixando-a apenas como uma base para o recheio, e isto é um erro muito comum. Lembre-se de que o sal do recheio também irá influenciar no sabor final, para não errar a mão e deixar as visitas com cara feia pelo excesso de sal.

– Esqueça o rolo de massas

Virar um pizzaiolo da noite pro dia e aprender a deixar sua pizza com a massa perfeita não é tão simples assim. As chefs insistem, NUNCA utilize o rolo de massas quando o assunto é pizza, o rompimento das bolhas internas deixará a massa dura e compacta demais. Para abrir uma massa de pizza utilize as mãos, e seja gentil para deixá-la do tamanho e da altura desejada. E se desprenda da necessidade de deixá-la com o formato perfeito “o importante é o sabor” frisa a chef Perry.

– Molho natural é beeem melhor

Se você se dispôs a fazer uma massa caseira, por qual razão você iria usar molho pronto? Se você comprou massa industrializada e sem sabor, compense no molho caseiro! O molho industrializado normalmente é açucarado e vai fazer você compensar (e errar) no sal com frequência.
Lembre-se, a pizza caseira é deliciosa pela qualidade dos ingredientes utilizados.

– Recheio nunca é demais

Uma boa pizza é o conjunto da obra. Você pode comparar uma boa pizza a árvore de natal, ela tem sua base e tem sua estrela no topo, mas não é só a estrela que importa.
Para uma pizza ser boa ela não precisa de muitos ingredientes, bastam os ingredientes certos. Um bom molho de tomate, queijo de qualidade e algo para complementar estes sabores já é o suficiente. Se você exagerar a pizza pode até ficar gostosa, mas se ela ficar pesada, não vai agradar a nenhum paladar.

– Asse corretamente em qualquer forno

Pizza é boa a qualquer hora em qualquer lugar. E convenhamos, você não incluiu o espaço do forno quando projetou sua casa (que descuido, né?).

Para compensar a falta de uma fornalha é bem simples, pré-aqueça seu forno antes de colocar a pizza para assar. Um forno (elétrico ou a gás) pré-aquecido é o segredo de uma massa crocante e de ingredientes cozidos harmonicamente, que deixarão sua pizza perfeita à quem for saborear.

– Tente até deixar do jeito que você adora

Pizza é vida, e é por isso que ela se parece tanto com ela. Se não ficou perfeito, paciência, na próxima vez faça com mais cuidado e atenha-se aos detalhes para que tudo saia como o esperado.
Não se desespere, você terá outras chances, e tenho certeza que seus familiares e amigos vão adorar ser cobaias das suas próximas tentativas!

Você já fez ou faz pizzas caseiras e tem sugestões para fazer “a melhor pizza do mundo”? Compartilhe com a gente!

Comments

comments